Todas Postagens

O Mundo das Ilustrações Digitais

De modo geral, ilustração digital é toda e qualquer arte que foi produzida e/ou finalizada em uma plataforma digital,podendo ser no pc,no tablet ou no próprio celular.

Ela é utilizada em váaaaarios lugares! Geralmente para ser publicada a ilustração passará em algum momento pelo meio digital. E é muito mais fácil enviar uma ilustração digital para uma editora publicar num livro,por exemplo, do que enviar as ilustrações nas técnicas tradicionais (mesmo sendo digitalizado por um scanner).

As vantagens de realizar um desenho assim são:

Facilidade para fazer correções – imagine ter que alterar uma cor de uma pintura feita por técnica tradicional? Seria impossível fazer sem estragar a composição! Com a ilustração digital não há este problema.

Fácil adaptação para outras mídias – o arquivo digital é mais facilmente adaptável para meios impressos; no caso de usar uma Arte física, é preciso convertê-la em digital antes de usa-la.

Produção mais veloz – tendo em vista que não é necessário esperar secar tintas,fazer determinado efeito ou conseguir a textura ideal, a produção digital tende a ser mais rápida que as técnicas tradicionais.

Produção mais limpa – pintura digital não suja o ambiente, nem mesmo o artista (quem nunca passou por isso? kk) diferente da pintura tradicional. Além de ,na ilustração tradicional, ter aquele velho problema de sujar a mão e a própria mão borrar o desenho! ~péssimo~

Custo – a ilustração digital pode ter o custo menor que o das técnicas tradicionais levando em conta todos os materiais que são necessários em uma arte no papel.

Entrega rápida – por ser digital, a ilustração pode ser enviada ao cliente via internet (e-mail ou disco virtual compartilhado), de forma mais rápida do que enviar uma ilustração física (em papel, tela, fotografia, gravura, etc.) por algum serviço de entrega.

SÓ ALEGRIA!

Beleza! Você já entendeu que a ilustração digital é o canal! Mas por onde começar?

Primeiro você precisa encontrar a plataforma ideal. Eu uso um ipad porém você pode usar um pc ou até mesmo seu celular! O app que eu uso se chama Autodesk SketchBook ~totalmente gratuito~ ele é muito bom,existe uma enorme variação de pincéis e texturas, o que facilita pakas pra desenhar,além de ser muito intuitivo.

Você pode usar outros apps como o Procreate, porém a maioria é pago. Vale a pena dar uma pesquisada nas funções e no tipo de desenho que você gostaria de se especializar pois isso também influencia na hora de baixar um app.

No pc você pode utilizar o próprio Photoshop, eu nunca usei essa plataforma porém é possível fazer ilustrações lindíssimas por lá.

Vou deixar aqui embaixo algumas ilustrações que eu fiz usando o app SketchBook:

A5771BD4 A267 4F00 A8CE CFCEE04B9A1D

7157F88A A935 4094 B016 8D358972E493 2

O segundo passo para se tornar um ilustrador digital é o mais simples: DESENHE e estude sobre ilustrações! Talvez seus primeiros desenhos não fiquem tão bons assim, mas isso é super normal. O que você deve estudar é mais ou menos o que você já estuda para fazer uma arte no papel (luz,sombra,sombra projetada,cores..) porém é necessário saber um pouquinho sobre finalização digital e brushes (pincéis texturizados).

No começo fazer desenhos nessa plataforma foi bem difícil para mim por que eu não estava acostumada a fazer desenhos assim,nunca tinha usado nada digital. Porém com o tempo e a persistência (você já percebeu que nesse blog a gente fala muito sobre persistência né kkk) aprendi e pretendo melhorar muito mais minhas habilidades!

Caso você precise de mais dicas sobre o app que eu falei posso fazer um vídeo em formato de aula para que eu passe meu conhecimento a vocês!

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica pode me mandar mensagem no instagram! Você também pode me mandar sua ilustração para eu ver <3

Vou deixar um vídeo de um ilustrador que eu admiro muito para que vocês possam ver o desenho sendo feito no photoshop. É só clicar aqui!

Obrigada pela leitura,nos vemos na próxima semana!

Beijo <3